domingo, 29 de março de 2009

Cultura pop (parte 2) - o regresso da cultura pop

Sempre gostei de dissertar sobre relações inter-pessoais.
Tambem sempre gostei de musica.
Começo a relacionar aqui um padrão...

Num destes belos dias que vivemos cheguei á brilhante conclusão (tardia) que se não houvessem traições, desentendimentos, desilusões e coisas afins não haveria musica pop. O que seria feito do Bryan Adams se ninguem metesse os cornos uns aos outros ou descobrissem passado muito tempo que afinal não gostam de ti ???

Com que lata havia um gajo de curtir uma "baladinha de corno" se fosse tudo perfeito ?

Até mesmo o Joe D´assassin e a sua balada mítica "e se tu na existes pá"... O que seria feito de tal conceito se não existissem sempre ao longo da historia, historias de amor mal-escritas... Cenas mal resolvidas e até mesmo paranóias cavalgantes?

A quantidade de bandas de qualidade duvidosa que se aproveitam desta efeméride é ridícula, mas faz sentido se pensarmos bem... a musica pode ser uma merda, sim, mas pelo menos estão a falar de uma coisa que se relaciona comigo... Pois se eu fizesse uma musica sobre cagar aposto que me estaria a relacionar com TODAS AS PESSOAS DO MUNDO visto ser uma assunto com uma abrangência universal.

O caminho mais fácil para o mainstream sempre foi exprimir sentimentos que não sentimos mas que "ficam bem sentir" parece-me muito complicado ver o Lenny Kravitz como uma pessoa sensivel ou uma esquizófrenica como a Alanis Morrisette a falar de amor, amor com quem? onde? na boa? agora? no carro? tás tu a guiar ou tás tu? Isn´t it ironic? Yes you are.

Enfim... a subversão da pop parece não ter fim quando vemos adolescentes roliças a cantar a balada mais pop de uma banda boa com red hot chili peppers, que sempre foram muito dados ao sentimento (diga-se de passagem). Atenção! Não pretendo criticar ninguem que enverde por este caminho, mas eu escolhi como Samuel L. Jackson cita sem pretensões perniciosas a bíbila: (o melhor livro de ficção do mundo) "O Caminho do justo" que é estreito e apertado.

Não vou estar a fingir sentimentos só porque fica bem, alías ter sentimentos parece-me irrelevante quando o que verdadeiramente interessa é fingir que somos profundos e vender a nossa imagem o melhor que podemos, e depois pronto toda a gente sabe... Há demasiada gente por aí.

O pop Portugues, por seu lado é muito "sui-generis" e tem as suas especificidades (mais mutações tipo Mafalda Veiga ou João Pedro Pais) que levam a lamechice a um nivel nunca antes visto, um gajo até tem vontade de acabar relações só pra poder ter uma desculpa para ouvir as musicas (o que faz algum sentido) o que eu ainda não percebo (ainda) mesmo são as mulheres... mas acho que isso tambem faz parte da estratégia.

Acabo este Post com uma citação sábia de Carlos Seixas: "A vida é muito peculiar"






Hóracio Crustáceo (antigo morador da Rua Sésamo)

6 comentários:

Melancia disse...

Opa BRUTAL!!! Gosto particularmente de ver as tais moças roliças nos seus fantásticos video (c)lips mas sem som. Torna-se um fantástico jogo de sedução com mexe e remexe a atirar para o parolo. Não sei porquê mas o som conjugado com a imagem lá faz um estranho sentido tipo "hit me baby one more time" ah por isso é que estás com essa sainha de levar plamadas :s

E será que "um gajo até tem vontade de acabar relações" porque a miúda houve João Pedro Pais e Mafalda Veiga? Que seeeeca! Ninguém aguenta :P

E isso de não perceberes as mulheres acho que é um bocad recíproco...mas também faz parte da magia :) (e do desafio...)

Anónimo disse...

já disse aqui antes, mainstream is a dream!

o gótico disse...

o problema é qd existe tanto people alternativo que se tornam tb eles tambem mainstream.

Melancia disse...

Sim, muito havia para dizer mas deixei só uma pitadinha. Quanto à psicologia inversa, eu sou só UM espécime do fantástico clã feminino, logo são só opiniões pessoais ;)

Anónimo disse...

falta agora o "regresso da cultura mainstream"
a seguir, "mainstream strikes back"

Barrosiadas disse...

Recomendo a consulta:
http://www.youtube.com/watch?v=7_fg_D1noOY