quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Polícias e Ladrões

Quando era pequeno, nas ruas do meu bairro, tal como em todos os bairros do país, eu e os meus amigos brincávamos aos polícias e ladrões. Na altura não havia playstations, nem computadores nem nada para ligar à televisão. Jogávamos à noite, o escuro era bom para encobrir os que ficavam como ladrões. Para além das vezes em que dava um filme qualquer na televisão onde os polícias eram os bons da fita, invariavelmente queríamos todos ser ladrões. Era mais excitante; a fuga, os esconderijos, a adrenalina de quase ser apanhado. Como ninguem queria ser policia tinhamos um método de selecção à força para os escolher. Os ladrões mais velhos escolhiam os seus cumplices e outros tinham que se contentar em serem os chuis. Às vezes não havia hipótese de jogar porque ninguém queria mesmo ser polícia, então mudávamos de brincadeira e andávamos à pedrada uns contra os outros, como se fôssemos dois gangs desavindos. Depois, crescemos e alguns de nós tornaram-se mesmo polícias e outros tornaram-se mesmo ladrões. Eu não segui nenhuma das duas carreiras, apenas mantenho ainda um certo contacto com as pedradas. Hoje, se tivesse que escolher, acho que voltava a escolher ser ladrão. É mais romantico, conhece-se o país de lés a lés, priva-se com pessoas altamente educadas (advogados, juízes, etc...) e além de tudo é uma profissão liberal. Ser polícia não compensa, é muito perigoso.

Uncle Remus

3 comentários:

Anónimo disse...

muito bom . só para quem conhece ou conheceu a penha
eh eh

007 disse...

Se a memória não me falha, havia um outro sistema para escolher os policias e os ladrões...ora vamos lá: "...Aniki bobó, passarinho totó, tu és sacre...sacristão, tu policia e tu ladrão!". Era assim ou não era?! Eu sei que era pois nesse mesmo bairro que tu falas, andei também eu muitas vezes, ora a correr atrás de uns, ora a correr á frente de outros...
Uma nota especial para as pedradas...que ainda hoje fazem-me rir imenso e como diz o povo: " se Deus quiser hão-de existir sempre!".
Akele abraço!

Romualdo disse...

Essa outra forma de escolha, existia realmente Silvestre, infelizmente não era favorita entre os gandulos com quem eu jogava.