Venho por este meio manifestar a minha preocupação relativamente aos recentes desenvolvimentos que apontam para uma diminuição da afluência de crentes ao Santuário de Fátima. Esta perda está a verificar-se para outros Santuários como o de Lourdes, em França.
Apesar do esforço de modernização do Santuário: com a introdução das velas artificiais (lâmpadas que acendem após a inserção de uma moeda) e da reciclagem da cera das velas, recomendo uma alteração estrutural da estratégia de Marketing a seguir.
O Merchandising, apesar de registar uma oferta diversificada, deve ser melhorado. A venda das camisolas Bento XVI não correspondeu às expectativas, sendo que as poucas vendas registadas ocorreram na região de Faro.
A figura do pagador de promessas é igualmente importante para libertar os crentes de certas obrigações incomodas e que deixam por vezes mazelas no corpo. Recomendo portanto o recrutamento de mais colaboradores para este sector em crescimento.
O departamento de prospecção de milagres necessita de uma reestruturação, para que novos milagres sejam rapidamente encontrados, de forma a aumentar a fé dos crentes.
É necessário um reforço da sinalização da marca “Fátima”, com um aumento das expectativas dos crentes em relação ao resultado das promessas efectuadas.
Apesar do esforço de modernização do Santuário: com a introdução das velas artificiais (lâmpadas que acendem após a inserção de uma moeda) e da reciclagem da cera das velas, recomendo uma alteração estrutural da estratégia de Marketing a seguir.
O Merchandising, apesar de registar uma oferta diversificada, deve ser melhorado. A venda das camisolas Bento XVI não correspondeu às expectativas, sendo que as poucas vendas registadas ocorreram na região de Faro.
A figura do pagador de promessas é igualmente importante para libertar os crentes de certas obrigações incomodas e que deixam por vezes mazelas no corpo. Recomendo portanto o recrutamento de mais colaboradores para este sector em crescimento.
O departamento de prospecção de milagres necessita de uma reestruturação, para que novos milagres sejam rapidamente encontrados, de forma a aumentar a fé dos crentes.
É necessário um reforço da sinalização da marca “Fátima”, com um aumento das expectativas dos crentes em relação ao resultado das promessas efectuadas.
Memorando do Director de Marketing do Santuário de Fátima
Sem comentários:
Enviar um comentário