domingo, 25 de janeiro de 2009

Revivalismo Ultramarino (Moçambique Mix 69)

É em dias como este em que olhei pela janela e ví o Sol a raiar, vesti o meu casaco, optimista, e saí para comprar tabaco e entretanto começou a chover-me granizo nos cornos, que recordo com mais saudade os tempos passados em Lourenço Marques.

Aquilo é que era vida! Lembro-me como se fosse hoje os serões bem passados na baía de Lourenço Marques a beber Laurentina e a ver os camarões a lutar com os tubarões enquanto o Sol se punha demoradamente, autenticas lutas titânicas! Normalmente comíamos quem perdia.

Não havia Inverno em Lourenço Marques, chovia de vez em quando mas o solo estava tão quente que quando as pingas lhe tocavam evaporavam imediatamente, coisas de Africa... Tempos que não voltam... Quando se petiscava comia-se um frango!

Enfim... depois foi a pouca vergonha que se viu, tive de fugir, deixar as minhas belas roupas leves e claras de colonizador e voltar para o meu Portugal com uma mão á frente e outra atrás e a roupa que tinha no corpo para não levar com um balázio.

Penso frequentemente no Firmino, esse preto de bom coração que corria atrás da minha bicicleta carregado com os meus livros de escola e o meu almoço... O que será feito dele agora?

Nunca mais irei comer manteiga da Suazilandia isso é certo mas vou continuar a chatear as gerações vindouras e contar-lhes como dourada era a vida em Lourenço marques a pérola do Ultramar! Em todos os jantares de familia quando começar a ficar bebado vou começar a descrever as planicies de Nambuangongo ou as verdejantes matas de Moeda, vou ficar nesta espiral de revivalismo peculiar, ser retornado é algo de especial.

É ter ido e ter voltado.







Coronel Mandioca

5 comentários:

spoon.05 disse...

Belos tempos passados em Lourenço Marques...olho para tras e vejo grandes recordaçoes....ai se eu fosse mais novo.....

Anónimo disse...

...e a boa da erva que havia, as pretas que se davam a qualquer um por uma garrafa de cerveja, os pics-nics na ilha de moçambique que duravam três dias, as caçadas nas matas tropicais, as pescarias.
ah que saudades do fascismo... e do império!

Anónimo disse...

voçes é que deviam perder tudo o que tinham e ser chamados de "retornados" pelos vossos compatriotas para ver se gostavam

Anónimo disse...

vocês quem?

Jaffo Dias disse...

Nós... Os outros. Isto é como o "Perdidos"